
Estamos carecas de saber que bebida e direção não combinam, mas isso não significa que os anúncios de conscientização precisam ser sóbrios ou macabros. Os treze anúncios a seguir transmitem a mensagem melhor que o resto.
Observação: Esta não é uma lista completa, apenas os anúncios que vieram à mente. Nós nos restringimos a anúncios impressos e instalações, pois são categorias mais fáceis de exibir em nossas páginas. Se esquecemos de algum, comente.
NOTA: dirigir bêbado é um problema sério e não pode ser ignorado. Alguns dos anúncios podem tirar um sarro de pessoas bêbadas, mas a morte não é motivo de piadas. Se beber, fique longe das ruas. Nossas vidas, sua vida e a vida daqueles com quem você se importa dependem disso.
!["Quando estiver dirigindo eu melhoro." [The Jupiter <br>Drawing Room, via Copyranter] "Quando estiver dirigindo eu <br>melhoro." [The Jupiter Drawing Room, via Copyranter]](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/rheishima/2010-05/14_se-beber-nao-dirija/drunk_driving_ad_01_500.jpg)
Quando estiver dirigindo eu melhoro.
Anúncio colocado em banheiros públicos pela Arrive Alive (Chegue Vivo). Esta mulher tem uma irmã; um pouco menos atraente nesta foto.
(Sim moça, você bebeu demais. Não, não vamos ajudá-la. Para de olhar para o nosso pé. Não, não, não, não faça... oras, poxa vida! Viu o que você fez? Nojento!)
[The Jupiter Drawing Room, via Copyranter]
!["A cada 48 segundos, um motorista bêbado permite que uma <br>nova pessoa estacione aqui." [Wexley via AdGoodness] "A <br>cada 48 segundos, um motorista bêbado permite que uma nova pessoa <br>estacione aqui." [Wexley via AdGoodness]](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/rheishima/2010-05/14_se-beber-nao-dirija/drunk_driving_ad_02_500.jpg)
A cada 48 segundos, um motorista bêbado permite que uma nova pessoa estacione aqui.
Pintado nos estacionamentos de vários colégios norte americanos antes da formatura. Nada como ser direto, não é?
[Wexley via AdGoodness]
![[Lowe, Paris] [Lowe, Paris]](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/rheishima/2010-05/14_se-beber-nao-dirija/drunk_driving_ad_03_500.jpg)
Se você a estiver usando para um café, pode ser um pouco confuso. Mas não deixa de ser inteligente.
[Lowe, Paris via Ads of the World]
!["Homem que é Homem não dirige bêbado." [agência <br>desconhecida, via BestAdsOnTV] "Homem que é Homem não dirige <br>bêbado." [agência desconhecida, via BestAdsOnTV]](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/rheishima/2010-05/14_se-beber-nao-dirija/drunk_driving_ad_04_500.jpg)
Anúncio criado para a vodca Russian Bear (como a gente nunca ouviu falar na marca?) e colocado em vários banheiros de bares na Europa. O que se parece com o alfabeto russo/cirílico se transforma em uma mensagem no espelho.
Homem que é homem não dirige bêbado.
[Agência desconhecida, via BestAdsOnTV]
![[agência desconhecida, via Superfluous Necessity] [agência<br> desconhecida, via Superfluous Necessity]](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/rheishima/2010-05/14_se-beber-nao-dirija/drunk_driving_ad_05_500.jpg)
Campanha da Mothers Against Drunk Driving (mães contra álcool ao volante).
[Agência desconhecida, via Superfluous Necessity]

Quando você bebe, seu tempo de reação fica mais lento.
Anúncio europeu simples e eficiente para a Heineken. Talvez tivesse mais impacto sem a frase, mas funciona de qualquer maneira.
[Agência desconhecida, via Toxel]
!["Neste natal, não dirija se beber." [Saatchi & <br>Saatchi via IBelieveinAdv] "Neste natal, não dirija se <br>beber." [Saatchi & Saatchi via IBelieveinAdv]](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/rheishima/2010-05/14_se-beber-nao-dirija/drunk_driving_ad_07_500.jpg)
Neste natal, não dirija se beber.
Como diz a imagem, estas árvores de natal quebradas foram produzidas pela European Charter for Traffic Safety (Fórum europeu para segurança no trânsito) em conjunto com a agência Saatchi & Saatchi e a polícia romena. Dez mil unidades foram distribuídas nas semanas que antecederam o natal, por diversos postos de combustível na Romênia.
[Saatchi & Saatchi via IBelieveinAdv]
!["O álcool afeta seu julgamento. Planeje-se. Se beber, não <br>dirija." [Marketforce via Ads of the World] "O álcool <br>afeta seu julgamento. Planeje-se. Se beber, não dirija." <br>[Marketforce via Ads of the World]](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/rheishima/2010-05/14_se-beber-nao-dirija/drunk_driving_ad_08_500.jpg)
O álcool afeta seu julgamento. Planeje-se. Se beber, não dirija.
"Seu bêbado, olha a m**** que você fez!" Criado para a agência neo zelandesa de segurança nas estradas.
[Marketforce via Ads of the World]
![[agência desconhecida, via Copyranter] [agência desconhecida, via Copyranter]](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/rheishima/2010-05/14_se-beber-nao-dirija/drunk_driving_ad_09_500.jpg)
Instalação em Israel colocada às margens de rodovias pela Associação Yarok para Direção Segura. A garrafa tem 18 metros de altura e foi feita com 80 carros batidos, pesa 15 toneladas e é vista por cerca de 1 milhão de motoristas ao dia. Não é original – é “releitura” desta peça russa – mas não deixa de ser eficiente.
[Agência desconhecida, via Copyranter]
!["Bêbado atrás de uma roda pode te deixar preso a <br>duas." [The Jupiter Drawing Room via Copyranter] "Bêbado<br> atrás de uma roda pode te deixar preso a duas." [The Jupiter <br>Drawing Room via Copyranter]](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/rheishima/2010-05/14_se-beber-nao-dirija/drunk_driving_ad_10_500.jpg)
Bêbado atrás de uma roda pode te deixar preso a duas.
Outro trabalho da Arrive Alive para banheiros.
[The Jupiter Drawing Room via Copyranter]
![[Schloz & Friends via Copyranter] [Schloz & <br>Friends via Copyranter]](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/rheishima/2010-05/14_se-beber-nao-dirija/drunk_driving_ad_11_500.jpg)
Anúncio do Ministério do Transporte, Construção e Moradia na Alemanha; não temos ideia do porque está em inglês.
[Schloz & Friends via Copyranter]
![[Saatchi & Saatchi via Ads of the World] [Saatchi <br>& Saatchi via Ads of the World]](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/rheishima/2010-05/14_se-beber-nao-dirija/drunk_driving_ad_12_500.jpg)
Anúncio da Saatchi & Saatchi para a Toyota. Repare que tudo – até as calçadas – estão sobre rodas. Sutil. E assustador.
[Saatchi & Saatchi via Ads of the World]
!["É isso o que acontece, quando se bebe e dirige, ..." <br>[Ogilvy India via Ads of the World] "É<br> isso o que acontece, quando se bebe e dirige, ..." [Ogilvy India <br>via Ads of the World]](http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/rheishima/2010-05/14_se-beber-nao-dirija/drunk_driving_ad_13_500.jpg)
É isso o que acontece
Quando se bebe e dirige (clique na imagem e amplie)
...
Anúncio em rodovias de Mumbai/Bombaim da polícia rodoviária local. Preste bastante atenção na imagem e depois a amplie (só clicar nela) e olhe novamente. Parece que se move como uma onda, mas não está. Não é um gif animado ou animação. Nos deixa zonzos.
Se beber, não dirija, se beber, não dirija, se beber, não dirija.
[Ogilvy India via Ads of the World]
Nenhum comentário:
Postar um comentário